WOMEX 2021 acontecerá no Porto

A cidade do Porto foi eleita para receber em 2021 a próxima edição do certame musical internacional WOMEX, sucedendo assim a Budapeste, na Hungria, e a Tampere, na Finlândia, na história com mais de 25 anos de um dos mais importantes eventos musicais para profissionais do mundo. A Portugal Muito Maior terá o estatuto de “Cultural Sponsor” deste evento.

A cidade do Porto foi eleita para receber em 2021 a próxima edição do evento musical internacional WOMEX, sucedendo assim a Budapeste, na Hungria, e a Tampere, na Finlândia, na história com mais de 25 anos de um dos mais importantes eventos musicais para profissionais do mundo. A Portugal Muito Maior terá o estatuto de “Cultural Sponsor” deste evento.

Ao longo de 5 dias e 5 noites, o maior encontro a nível global de músicas do mundo levará até ao Porto mais de 2700 profissionais que estarão envolvidos numa feira comercial com cerca de 300 stands; num ciclo de conferências com keynote speakers que representam alguns dos maiores pensadores e activistas musicais do globo, e serão cerca de oito dezenas de oradores envolvidos; um festival com filmes e documentários que se estende por três dias; cerca de 60 espectáculos de showcase em que artistas de todo o mundo se apresentam a agentes, promotores e jornalistas vindos de dezenas de países em 7 salas diferentes; uma cerimónia de entrega dos mais prestigiados Prémios de Músicas do Mundo que decorrerá na Casa da Música.

 Ao todo esperam-se, entre os mais de 2700 profissionais envolvidos, mais de 300 artistas vindos de todos os continentes, cerca de 580 editoras e distribuidoras representadas, mais de 4 centenas de instituições governamentais e educacionais representadas, cerca de 8 centenas de agentes, mais de 700 gestores e 400 produtores, cerca de 750 empresas representadas na feira comercial vindas de mais de 50 países, cerca de 60 espectáculos que envolvem 300 músicos de meia centena de nacionalidades. São números muito impressionantes.

No Porto, o Womex terá por centros nevrálgicos o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, local onde, em período diurno, terá lugar a Feira a que ocorrerão cerca de 2800 delegados para visitarem os 300 stands.  Os concertos terão por palcos o Coliseu do Porto Ageas, Rivoli, uma Tenda montada na Praça D. João I, a Casa da Música, o Hard Club, Cinema Passos Manuel e os Teatros São João e Sá da Bandeira.

A artista portuguesa Ana Bacalhau foi uma das que se pronunciou sobre a possível realização do Womex em Portugal: “Não tenho dúvidas de que Portugal seria um óptimo anfitrião para a Womex. Não só pela capacidade de acolhimento e de organização (precisamente por já ter tocado um pouco pelo mundo posso assegurar que somos dos países que melhor saber acolher e organizar eventos), mas também pela diversidade cultural e musical que temos e que nos dá o conhecimento necessário para ajudar a que todos os projectos sejam apresentados da melhor forma”