PONGO: “PEÇO AO MUNDO QUE OIÇA AS MINHAS MÚSICAS”

Revelou-se em “Yah!”, clássico de Buraka Som Sistema, cresceu, aprendeu, mostrou que tinha um singular talento com o ep Baia e agora quer deixar marca no mundo com a sua versão do imparável ritmo do Kuduro.
O seu nome é Pongo.

PONGO apresenta-se no MaMA Paris 2019

Que está a preparar para a sua apresentação no MaMA?

Para a minha apresentação no MaMA irei trazer algumas surpresas, na base do meu Kuduro infinito com a mistura dos sentimentos mais profundos que qualquer ser humano pode alcançar, muita energia, dança e muito boa vibe.

© Fabien Brochet

Considera importante para a progressão das carreiras de jovens artistas a participação neste tipo de eventos?

Com certeza, eventos como o festival MaMA na minha opinião posso dizer que é uma chave multifuncional para a visibilidade máxima a nível internacional que impulsiona a carreira de jovens artistas que possuam uma visão global!

© Fabien Brochet

A música urbana de inspiração africana teve um enorme crescimento em Portugal depois dos Buraka Som Sistema terem apontado caminho. Acha que é um dos sons que poderemos oferecer ao mundo?

Os ritmos africanos desde sempre estiveram presentes nos diferentes estilos musicais do mundo. E é claro com o upgrade e inovação de vários outros artistas pelo mundo, como Buraka Som Sistema em Portugal com o Kuduro, isso ajudou a impulsionar a visibilidade dos sons africanos e sem dúvida é um dos sons que é obrigatório oferecer ao mundo. Em especial o Kuduro que é um canal infinito onde tudo é possível, é importante apontar que Kuduro é fértil tal como as terras vastas de África, onde em geral tudo que se planta cresce. E já agora para que não haja dúvidas peço ao mundo que ouça as músicas da Pongo e fica mais fácil de perceber!

© Fabien Brochet

Quais os próximos passos que está a planear para a sua carreira? Que novidades podemos esperar? 

Antes do final deste ano irei realizar o meu novo EP a continuação da viagem um pouco mais inovada do meu primeiro EP, Baia e a realização do meu primeiro álbum no próximo ano 2020! Também  posso dizer que enquanto artista estou me aperfeiçoando o tempo todo com nas novas descobertas pelo lado artístico com tudo que se vai cruzando neste longo caminho que estou a fazer na música, colaborações com diferentes artistas e estilos musicais é uma aventura constante que eu adoroooooooo! Podem mesmo esperar muitas surpresas e diferentes facetas da Pongo no futuro próximo.