BEST YOUTH: “VAI SER A PRIMEIRA VEZ QUE VAMOS TOCAR EM PARIS”

Com Cherry Domino na bagagem, os Best Youth de Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves continuam a afirmar-se, dentro e fora de portas, como um dos mais originais projectos musicais do nosso efervescente presente.

BestYouth

Quais as expectativas para esta apresentação programada para o MaMA?

As nossas expectativas são sempre moderadas. Já não é o primeiro festival de “Indústria” em que participamos e por isso sabemos que nem sempre há resultados, ou pelo menos resultados imediatos.  No caso do MaMA, sabemos que temos bastantes pessoas a ouvir-nos em França e vai ser uma  excelente oportunidade para tentar fazer crescer essa relação, tanto com o público como com a indústria. Vai ser a primeira vez que vamos tocar em Paris e há uma série de pessoas e entidades com quem temos mantido contacto ao longo do tempo que vão finalmente ter uma oportunidade para nos ver ao vivo.

Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves dos Best Youth
2018 BestYouth ©Aloisio Brito

Estas apresentações são importantes para expandir a carreira de jovens bandas?

Nós sentimos que sim.  Embora os resultados sejam sempre imprevisíveis, não deixam de ser um primeiro contacto com uma série de estruturas e mercados que se calhar não estariam expostos ao nosso trabalho de outra forma. Quando corre bem pode efectivamente fazer a música chegar a novos públicos seja por criar parcerias, gerar concertos noutros países ou por referências nos media.

2018 BestYouth ©Aloisio Brito

O que pensam do actual momento da música portuguesa? Que temos nós para oferecer ao mundo?

A música portuguesa está a viver um excelente momento. Temos artistas muito bons a representar uma enorme diversidade de géneros musicais e a qualidade das produções está ao nível do que se faz em qualquer outro País. Além da nossa música mais tradicional (que por estar enraízada na nossa cultura é única) e de novos géneros de fusão electrónica que evoluem pelo país fora, temos artistas de altíssima qualidade a representar os mais diversos géneros musicais. Desde a electrónica, ao Rock, Hip-hop, Pop, etc, temos artistas que com muito esforço estão a conseguir chegar aos seus públicos a uma escala global, mas que como a nossa indústria é maioritariamente virada para dentro têm maior dificuldade em lá chegar. 

 Nós ao mesmo tempo que temos música que devia ser ouvida globalmente porque só podia ter sido feita cá, também temos música que devia ser ouvida porque podia ter sido feita em qualquer parte do mundo.

Capa Album Cherry Domino dos Best Youth

Quais vão ser os próximos passos dos Best Youth? Que andam a preparar?

Vamos continuar a apresentar o nosso último album Cherry Domino por Portugal com passagem por França e pela Alemanha e já estamos a preparar o próximo trabalho, para lançar em 2020.